domingo, 2 de novembro de 2014

MAS AFINAL, O QUE É XENOFOBIA?

O termo mais usado nos últimos dias nos sites de relacionamento ainda tem seu significado desconhecido por muitos.

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, desde o último domingo (26), onde a candidata à reeleição Dilma Rousseff venceu o segundo turno com 51,63% dos votos, foi sobre a xenofobia, mas afinal, o que é xenofobia?

A xenofobia é um fenômeno social e patológico, que desencadeia dois significados. O primeiro deles é um transtorno psiquiátrico, na qual o indivíduo desenvolve angústia e ansiedade em excesso, isolamento social, pouco contato com estranhos e muitas vezes síndrome do pânico. O segundo trata-se de descriminação social, caracterizado por um crime de ódio através de humilhação, constrangimento, agressão física e moral contra aquele que não pertence ao mesmo lugar ou cultura do agressor.

Desse modo, todas as agressões quem vem ocorrendo contra a população do norte e nordeste através das redes sociais, onde a presidente Dilma alcançou o maior número de votos, trata-se de um crime. Por isso, qualquer um que presenciar ou que for vitima desse crime pode denunciar o agressor, fazendo boletim de ocorrência em delegacias especializadas em crime de ódio, como o DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), ou delegacias especializadas em crimes virtuais, DRCI ( Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) – Rio de Janeiro, DECIFE (Delegacia Especializada em Crimes contra Informática e Fraudes Eletrônicas) – Belo Horizonte, DICAT ( Divisão de Crimes de Alta Tecnologia)  - Brasília.   

Denunciar esse tipo de crime, é mais do que um direito, é dever do cidadão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário