domingo, 12 de outubro de 2014

AFINAL DE CONTAS, O QUE É EBOLA?

Entenda o que é, como se espalha e quais os sintomas da doença que já matou milhares

Mas que diabos é isso?
                O vírus Ebola não é novidade. Foi identificado pela primeira vez no ano de 1976 em uma vila de mesmo nome da doença na República Democrática do Congo.
                Quando falamos de "Ebola", na verdade estamos nos referindo a algumas espécies de vírus como o Reston,  Bundibugyo, Sudão e o que conhecemos tão bem, responsável pelo maior surto conhecido da doença, o ebola-Zaire, é o mais perigoso e mortal de todos, já contando com 4.033 mortos, de 8.399 casos de infecção.

Como saber se você está com Ebola?
                A menos que você tenha visitado algum dos países citados abaixo e/ou tenha tido contado com algum infectado ou paciente morto pelo vírus, as chances de ter contraído Ebola são nulas (pode ficar tranquilo).
                Libéria, Serra Leoa e Guiné são os países que mais sofrem com a epidemia, porém temos alguns casos isolados no Senegal, Nigéria, Espanha e Estados Unidos.
                Os sintomas são, a principio, muito similares aos da Gripe comum, como febre, dores de cabeça, na garganta e no corpo (dores musculares). Porém, em alguns dias, a pessoa pode ter vômitos e diarreia intensos e frequentes. Nos piores (mas não raros) casos, os infectados podem chegar a ter erupção sanguínea, interrupção do funcionamento de órgãos, deficiência renal e sangramento interno e externo. Por tanto, não. Você não tem Ebola.

Gostaria de pegar Ebola, como eu faço?
                É muito simples, caro amigo! Basta ir ao encontro de pessoas já infectadas pela doença. Pode ser transmitida pelo contato direto de fluídos corporais de pacientes diagnosticados com o vírus (sangue, suor, saliva, urina, fezes, vômito, sêmen e até as lágrimas podem propagar o vírus).
                Dúvidas sobre a Doença podem ser esclarecidas pelo 136 (Disque Saúde).

Caso tenha contraído a doença, o que devo fazer?
                Com certeza, não deve procurar um Hospital do SUS. Infelizmente ainda não temos uma cura para a doença, porém, é possível tratar os sintomas. Quanto mais cedo se procurar uma unidade de saúde (que como dito anteriormente não deve ser o SUS e que também, se você está no Brasil, as chances de contrair a doença são 0%) maiores são as chances de cura, apesar da doença se espelhar rapidamente pelo corpo. Repor fluídos e sangue perdido, manter a pressão arterial e tratar infecções relacionadas, são as principais formas de tratamento, que mesmo assim, as chances de cura ainda são baixíssimas.
                Na epidemia atual, Ebola conta com mais de 60% de mortalidade entre os infectados (a coisa é séria). Infelizmente, as chances de cura, como já foi dito, são muito baixas. Porém, segundo a OMS, não há motivos para "pânico global" já que, as chances do vírus fazer uma visitinha no seu país, caro leitor, são muito baixas também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário